O que você precisa saber para gerenciar uma empresa de prestação de serviços
Gerenciar uma empresa significa estar envolvido em todas as áreas e garantir que clientes e funcionários estejam satisfeitos, manter a saúde financeira do negócio, lidar com vendas e finanças e estar constantemente analisando o mercado.
No segmento de prestação de serviços essas tarefas ainda podem se tornar mais pesadas se a empresa contar com poucos ou nenhum funcionário. Gerenciar tantas frentes de batalha não parece ser fácil e, de fato, não é.
Criar e estabelecer métodos de gestão irá permitir que o gestor obtenha a clareza necessária para tomadas de decisão mais assertivas.
Neste artigo separamos algumas dicas que irão ajudar o empresário a perceber que tomando as atitudes certas gerenciar uma empresa de prestação de serviços pode se tornar menos complexo.
PLANEJAMENTO
É preciso ter clareza quanto aos objetivos que você deseja que a empresa alcance. Uma prestadora de serviços no nicho de demolição controlada pode optar por se especializar em determinado tipo de demolição, ou focar em estabelecer parcerias com empreiteiras.
Conhecendo os objetivos torna-se mais fácil definir quais ações devem ser tomadas e recursos alocados para que se atinja os resultados
BUSQUE CONHECIMENTO
Universidades e algumas instituições disponibilizam programas em que permitem o acesso à palestras, cursos e até mesmo consultorias especializadas a um custo reduzido ou de forma gratuita.
Esta é uma boa maneira de desenvolver as habilidades e adquirir as ferramentas necessárias para a prática de uma gestão assertiva. Muitas vezes o gestor não tem conhecimento para a gestão financeira, por exemplo, e esses programas podem trazer grandes ensinamentos.
MONITORE RESULTADOS
Se sua empresa presta serviços na manutenção de batedeira industrial, por exemplo, é necessário estabelecer métodos para mensurar os resultados.
Identificar a percepção de qualidade que um cliente tem do serviço prestado pode ser desafiador, por isso a criação de questionários e fixação de indicadores para serem acompanhados podem proporcionar uma visão ampla sobre o seu negócio.
Garantir que o nível de satisfação se mantenha elevado colabora para a criação ou manutenção da imagem de uma empresa séria e comprometida. Clientes satisfeitos costumam indicar seus fornecedores favoritos e estar entre essas indicações assegura novos clientes sem investimento direto.
PERMANEÇA ATENTO AO MERCADO
Monitorar o que acontece no mercado a sua volta pode ser determinante para a sustentabilidade da sua empresa.
Além de estar atento aos movimentos dos concorrentes é preciso também se conectar às mudanças no comportamento dos consumidores e ao lançamento de novas tecnologias e ferramentas.
O gestor de uma empresa inserida no segmento de manutenção industrial que desconheça uma nova tecnologia de chave de nível mais precisa e com melhor custo benefício, pode passar a perder contratos e parcerias por transmitir uma imagem de desatualização e de falta de comprometimento.
QUALIFICAÇÃO
Independente se for uma empresa sem funcionários ou com uma grande equipe, investir na qualificação é fundamental.
Como já demonstrado nesse artigo, permanecer qualificado pode ser decisivo para a manutenção da sua empresa dentro de um mercado competitivo. Portanto, além de desenvolver as habilidades de gestão é necessário investir na capacitação técnica para o desenvolvimento da atividade fim da empresa.
Novas ferramentas, soluções e tecnologias surgem constantemente com a finalidade de auxiliar gestores a focar na estratégia dos seus negócios, esteja atento e descubra quais melhor se encaixam em sua empresa.
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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.