Entenda como escolher um fornecedor de software confiável
O mundo no pós-coronavírus é uma grande incógnita, mas sobre uma coisa não há dúvidas: ele será cada vez mais tecnológico. Com a pandemia, planos de modernização adiados por anos a fio, em muitas empresas, passaram a ser uma questão de sobrevivência. Isso tudo em um piscar de olhos. Nesse cenário, abrem-se imensas oportunidades no setor de TI. Afinal, quase nenhum negócio hoje se arrisca a operar sem um bom fornecedor de software.
Um exemplo dessa tendência é a pesquisa da Prospecta Obras, startup que realiza levantamentos sobre a construção civil brasileira. Essa enquete mostrou que 87% das empresas já pretendiam aumentar os investimentos em tecnologia no início de 2020, auge da pandemia. O estudo entrevistou 7,6 mil corporações desse segmento.
Ou seja, a grande pergunta do mercado não é mais quando aderir à inovação, mas sim como escolher um fornecedor de software confiável! Quer se preparar para ter a resposta? Então continue a leitura!
Qual a importância do fornecedor de software no sucesso dos negócios?
Não é segredo que o avanço da tecnologia é muito veloz. Se formos analisar, há somente algumas décadas, era comum falar de inovação como um diferencial competitivo. Hoje, contudo, a informática e a modernização se tornaram essenciais.
Essas circunstâncias deram ao fornecedor de software um papel de protagonismo na realidade de muitos negócios. Afinal, as empresas de TI tocam em áreas extremamente sensíveis do empreendimento, como a gestão do e-commerce, as operações financeiras, o controle do estoque etc.
No entanto, para aproveitar todo o potencial dessa demanda, é preciso ter ferramentas de informática robustas. Para isso, você vai precisar de parceiros confiáveis, capazes de enfrentar a alta concorrência do mercado da inovação.
Como selecionar um fornecedor de software eficiente?
Em boa parte dos casos, as empresas não contam com um conhecimento profundo sobre tecnologia e inovação. Afinal, são organizações focadas em seus nichos: indústrias, redes atacadistas, companhias de transporte, entre outros segmentos. Ou seja, são negócios que precisam de TI para alcançar objetivos específicos.
Por essa razão, as contratantes, mesmo não dominando tecnicamente uma ferramenta, sabem o que esperam dela. Apesar disso, o processo de escolha é árduo. Afinal, descobrir se o fornecedor de software tem capacidade para criar, desenvolver e implementar tecnologia é algo complexo.
Nesse contexto, os revendedores de softwares podem ser uma boa ponte para orientar as corporações nessa decisão. Contudo, esses profissionais precisam estar preparados. Nesse sentido, separamos a seguir algumas dicas de ouro para escolher o melhor fornecedor de software! Confira!
Leve em conta a segurança e a qualidade do sistema
A empresa de TI fornecedora precisa ser consistente nesse nicho. Por isso, é bom acompanhar os cases de sucesso dessa organização, informações que costumam ser colocadas em destaque no site.
Veja também se, entre as histórias bem-sucedidas, há exemplos relacionados ao segmento do seu interesse. Em outras palavras, se for escolher o fornecedor de software para uma fábrica de calçados, prefira empresas de tecnologia com essa experiência específica.
Mais um ponto relevante a se ponderar é o tempo de resposta para a resolução de bugs e demais intercorrências. Questione ainda sobre restrição de acesso, armazenamento e proteção de dados.
Pondere sobre o cumprimento de prazos
Não adianta apenas oferecer eficiência no software de gestão. Assim, avalie se a empresa candidata dispõe de boa reputação em termos de prazos.
Geralmente, as cláusulas contratuais preveem multas mediante o desrespeito às datas acordadas. Por outro lado, os prejuízos de um sistema em pane, para muitos negócios, são incalculáveis. Assim, nem sempre as punições comerciais serão suficientes para cobrir os danos.
Além dos riscos financeiros, os adiamentos desestruturam as boas práticas de governança e provocam pressão no ambiente de trabalho.
Pesquise sobre a satisfação dos clientes
Entre em contato com antigos clientes dos seus candidatos a fornecedor de software. Geralmente, essa é mais uma informação fácil de encontrar no site das empresas mais consagradas na área. Dessa maneira, você descobre como foi a experiência prática de outras organizações com essa desenvolvedora.
Verifique o suporte disponível
O suporte técnico de qualidade é essencial também. Ou seja, quando a ferramenta apresentar problemas ou mesmo os usuários tiverem dúvidas, o apoio da fornecedora será decisivo. Dessa forma, dê uma atenção especial a esse quesito antes de bater o martelo.
Investigue a capacidade de inovação
O ideal é encontrar um fornecedor de software com know how para criar, desenvolver, implementar e manter em operação as soluções de TI necessárias a cada negócio. Ou seja, a empresa de informática deve oferecer respostas de automação específicas com excelência. Ao mesmo tempo, é indispensável um leque amplo de ferramentas analíticas e de armazenamento.
Quais as vantagens de escolher a Oriontec?
A Oriontec tem larga experiência em entregar o melhor da tecnologia para o varejo: supermercados, lojas de roupas, padarias, restaurantes, vendas de autopeças, de material de construção, drogarias e até lojas de colchões.
Além da versatilidade de nichos atendidos, também somos completos na tecnologia em si. Desse modo, proporcionamos softwares, hardwares e consultorias para organizar a gestão varejista em praticamente qualquer ramo.
Nossas ferramentas gerenciam o patrimônio, os produtos, o financeiro, a contabilidade, o estoque, as compras, as atividades fiscais, os números dos pontos de vendas e muito mais. Conheça os principais benefícios:
Automação comercial
A Oriontec faz toda a gestão e a automação comercial com compromisso, segurança e competência. As ferramentas comercializadas pela marca são modulares, de modo que permitem o crescimento em plena sintonia com a expansão de cada negócio.
Entre as operações que a versão mais básica do software automatiza, podemos citar o controle de notas fiscais eletrônicas. Além dessa funcionalidade, temos soluções interessantes para o dia a dia do varejo, como previsão do fluxo de caixa e controle automático das contas a pagar e receber.
O mesmo vale para as movimentações de crédito, débito e de crediário próprio, que também são coletadas, armazenadas e processadas pelo software. Para as soluções mais completas de TI, estão disponíveis recursos extras para a gestão de contabilidade.
Estrutura de hardwares
A Oriontec fornece também os hardwares necessários para a automação comercial. Isso inclui aparelhos e acessórios como impressoras fiscais, balanças, coletor de dados, leitor de código de barras e muito mais.
Suporte técnico
Nosso suporte técnico está preparado para compartilhar conhecimento e treinar os usuários. Além disso, a equipe é rápida em esclarecer questionamentos sobre nossos produtos e serviços. Para algumas versões de software, temos inclusive suporte técnico presencial.
Receita recorrente
A Oriontec traz soluções para suas contratantes, mas também entrega benefícios para quem tem interesse em atuar com a revenda de TI.
Nesse caso, disponibilizamos toda a capacitação de forma gratuita, sem precisar de nenhum investimento financeiro. A cada venda de software realizada, o revendedor acumula uma receita recorrente.
Isso porque, em cada aquisição da ferramenta, são assinados contratos para a prestação de serviços de manutenção. Isso significa que haverá valores a receber de cada cliente todos os meses.
Mediante uma parceria oficialmente definida, o revendedor paga um pequeno porcentual pelo licenciamento e pela assessoria técnica de manutenção.
Portanto, na hora de escolher o fornecedor de software, experiência, know how, agilidade nas respostas e soluções flexíveis são itens indispensáveis. Além disso, é importante um bom suporte técnico, apoio na implementação e capacidade para se adaptar às necessidades de cada negócio.
Quer encontrar tudo isso e muito mais em uma só fornecedora? Então entre em contato com a Oriontec agora mesmo!