Precisa de uma solução fiscal para sua empresa? Aprenda agora!
A transformação digital é uma realidade que muitas empresas, de diferentes portes, já vivenciam. No entanto, já faz um tempo que os avanços tecnológicos propõem melhorias nos processos burocráticos da corporação — entre elas, está a solução fiscal por meio da emissão de notas fiscais eletrônicas.
Esse processo, que passou a ser exigido desde 2006, tem facilitado a vida de muitos empresários, principalmente aqueles pertencentes ao setor do varejo. Além de garantir o registro de rotação de mercadorias, um procedimento como esse tem o papel de auxiliar na prestação de serviços e no melhor controle das contas e pagamentos obrigatórios pela empresa.
Nos tópicos abaixo, você terá acesso a mais informações sobre o tema e verá o quanto é necessário investir nessa medida para que seu ambiente de trabalho tenha a eficiência desejada. Portanto, continue conosco até o final e boa leitura!
O melhor momento para uma solução fiscal
Existem situações que certas empresas passam em que claramente uma mudança na gestão virá com a implantação de uma solução fiscal. Além de ter que saber lidar diariamente com os consumidores e os colaboradores, o proprietário de uma empresa de varejo deve ficar atento, principalmente, às questões legais.
Antes de qualquer coisa, é preciso saber quais são os impostos que precisam ser pagos, quais os que correspondem ao seu segmento e quando essas obrigações deverão ser entregues. O intuito é impedir que seu negócio seja prejudicado por qualquer atraso ou erro por falta de veracidade nos dados.
Diante disso, a melhor decisão a ser tomada para que seu estabelecimento esteja em conformidade com as normas e com a evolução do seu empreendimento é o investimento em um software de emissão de notas fiscais eletrônicas.
A importância da emissão de NF-e
Manter um negócio ativo requer a adoção de diversas medidas. Entre elas, estão as campanhas de marketing, que ajudam a melhorar a imagem da marca, a valorizar o seu ponto de venda, — para que ele fique atrativo aos clientes —, a aplicar táticas de vendas e também a pagar taxas que validam a legalidade da sua loja.
Com a nota fiscal eletrônica (NF-e), o proprietário poderá contar com uma ótima solução fiscal na valorização da saúde do estabelecimento. Ela é um documento com a finalidade de registrar as operações tributárias que envolvem as atividades das empresas. Ao reduzir o gasto de notas de papel, a NF-e proporciona uma cultura de conscientização do impacto ambiental.
Por meio de um sistema integrado, é possível contar com o registro dos dados dos consumidores e das mercadorias que estarão protegidos em um software chamado ERP. Ele não só auxilia nesse tipo de atividade, mas oferece informações pertinentes para o reconhecimento da sua postura empresarial e a construção de um relacionamento duradouro com a clientela.
A funcionalidade da NF-e na sua empresa
Existem alguns procedimentos que antecedem a implantação dessa solução fiscal para sua empresa. Antes de tudo, a marca precisa conquistar o certificado digital, pois do mesmo jeito que um representante da corporação precisava comprovar manualmente sua legitimidade por meio da assinatura, o mesmo deverá ser feito nas operações digitais.
Atualmente, o sistema mais seguro de assinaturas desse tipo é o A3, com o diferencial de usar computação na nuvem no armazenamento dos dados. Esses certificados poderão ser adquiridos com a ajuda de uma Autoridade Certificadora (AC) e também uma Autoridade de Registro (AR).
Logo em seguida, é preciso se credenciar no Sefaz e escolher um software confiável que facilite o processo de emissão da NF-e. É interessante optar por algum que seja focado no seu segmento de serviço, porque ele já entenderá as peculiaridades do seu negócio e oferecerá as melhores soluções no aperfeiçoamento da sua prestação de serviços.
O papel da nota fiscal no varejo
Até agora você entendeu que trazer essa solução fiscal para sua empresa requer uma série de procedimentos, cuidados e grandes benefícios no processo de digitalização do seu negócio. No entanto, é interessante que o proprietário entenda o impacto dela no setor varejo e perceba o quanto ela ganhará com esse tipo de investimento.
Supermercados e demais centros de compras lidam diariamente com pedidos de compra. Uma vez que o consumidor opta pelo ponto de venda e não por um serviço de entregas, automaticamente é preciso trabalhar com o cenário que ele não deve ficar em um longo tempo de espera até receber um pedido.
Afinal, é necessário que o consumidor sempre carregue uma boa impressão da sua marca e sempre tenha boas experiências online ou offline. É nesse momento que surge a colaboração da automatização de processos.
Por meio do software escolhido, é possível automatizar algumas tarefas corriqueiras e dar mais agilidade na hora dos atendimentos. A presença da tecnologia nas empresas não é só uma tendência. Hoje em dia, ela é vista como uma grande obrigação, e todo empreendimento que deseja continuar ativo no mercado precisa usar das ferramentas oferecidas por ela.
As vantagens da nota fiscal eletrônica
Além de oferecer o controle entre os fiscos e deixar seu ponto comercial longe de qualquer sonegação ou tipos de práticas ilegais, essa solução fiscal aumentará a segurança das suas operações e trará benefícios, tanto aos consumidores finais quanto aos profissionais que fazem parte do procedimento de vendas, trocas, devoluções e/ou outros serviços do seu estabelecimento.
Deu para perceber o grande auxílio que a nota fiscal eletrônica terá na sua empresa, não é mesmo? No entanto, mostraremos nos subtópicos a seguir outras vantagens que o convencerão de que esse investimento é totalmente preciso. Portanto, confira com atenção!
Armazenamento digital de arquivos
Caso uma empresa não tenha o registro de um determinado pagamento, ele deverá ser novamente feito sob uma multa de 20% do valor estabelecido. Portanto, manter esses registros arquivados o prevenirá de cenários iguais a esse.
Sem contar que o armazenamento na nuvem deixa as informações organizadas conforme as datas ou outros aspectos que facilitem a rápida procura de arquivos. Essa mudança propagará uma grande organização na sua loja e trará melhores desempenhos operacionais.
Redução de custos
Além da redução do uso do papel, citado anteriormente, sua empresa terá, por meio dessa solução fiscal, a oportunidade de realizar o cálculo correto dos pagamentos de tributos sob as taxas corretas.
Vale lembrar também que, com ela, você poderá diminuir os retrabalhos e alguns erros humanos causados pelos colaboradores, além de fazer uso do e-mail dos clientes como opção de enviar as notas fiscais. O mesmo poderá ser feito no envio de SMS.
Praticidade nas consultas de dados
Outra vantagem importante é que não será necessário ter um espaço no seu setor para que sejam armazenados esses arquivos. Todos eles estarão arquivados em uma nuvem e poderão ser acessados a qualquer momento — basta apenas ter a ajuda da internet. Com isso, a área que antes era usada com essa determinada finalidade poderá ter outra serventia.
Ao longo deste artigo, você viu o quanto é importante investir na emissão de notas fiscais eletrônicas com o intuito de trazer uma melhor solução fiscal para sua empresa. Portanto, realize todos os procedimentos apresentados aqui no texto e escolha sabiamente um software que ajudará nesse serviço.
A Oriontec está há 24 anos no mercado dando soluções inteligentes ao setor do varejo. Entre no nosso site e conheça os softwares, hardwares e serviços que disponibilizamos!