2 informações importantes a respeito do varejo 4.0!
O varejo 4.0 está diretamente relacionado à tecnologia. Nesta nova fase, caracterizada por uma revolução tecno-informacional-científica, o comércio adquiriu maior proporcionalidade e, por isso, muitos gestores têm buscado formas de se atualizar, compreender melhor os procedimentos e inovar.
No entanto, tantas novidades, às vezes, assustam muitas pessoas e causam resistência. Alguns grupos de gestores ainda têm dificuldade de adaptação e não conhecem as opções de auxílio que o mercado pode oferecer.
Pensando em tudo isso, trouxemos este conteúdo. Aqui você conhecerá o varejo 4.0, seus benefícios e como ele pode ser aplicado! Siga a leitura!
Como a tecnologia revoluciona o varejo?
A tecnologia, principalmente após a segunda década dos anos 2000, transformou as relações comerciais de maneira intensa. A forma de realizar as vendas, passou por mudanças, já que o consumidor tem um perfil mais atento. Além do mais, a Receita exige a automação de determinados setores, principalmente, aqueles responsáveis pela emissão de nota fiscal.
O universo digital tem um papel fundamental para que as vendas ocorram. O comércio que não está online não é visto e, por consequência, não costuma se sustentar por muito tempo. Isso acontece, pois tanto o processo de marketing quanto o processo de vendas começam pelas pesquisas na internet. Há uma multiplicidade de canais, acessíveis para a maior parte da população, que são vitais para que o setor de vendas continue trazendo bons resultados.
A tecnologia está na produção, no controle de estoque, nas vendas e no feedback do cliente. É um caminho que só percorremos com segurança, se as ferramentas certas estiverem sendo usadas a nosso favor, garantindo melhor gestão e controle da empresa.
Nesse contexto, os sistemas de automação podem reduzir o trabalho operacional e, dessa forma, aumentar lucro, produtividade e, um dos fatores mais importantes, manter seu comércio organizado e regularizado quanto às exigências do fisco.
Portanto, é preciso atualizar-se quanto às exigências do mercado. Quando você se adéqua e procura boas ferramentas de gestão, tem mais segurança no estoque, na precificação, na geração de arquivos fiscais, no controle de contas e em outras áreas importantes da gestão.
O que é varejo 4.0?
O varejo 4.0, como já mostramos, está relacionado com a tecnologia, avanços e ferramentas as quais são usadas para potencializar e agilizar o trabalho de produção, gestão e vendas. O objetivo é conciliar vendas, internet e o mundo real, para que assim, as vendas, o controle de estoque, a organização, a gestão e o relacionamento com o cliente estejam conectados.
Assim, você estabelecerá um diferencial competitivo, pois a tecnologia agilizará processos administrativos e operacionais. Além disso, você terá dados recolhidos para compreender melhor seus clientes e melhorar a qualidade dos atendimentos e das vendas. Por isso, é importante assumir a importância da tecnologia, pois, com o passar do tempo, ela se tornará mais barata e tornará nosso trabalho mais certeiro e lucrativo.
Abaixo, explicaremos como funciona o varejo 4.0 na prática e quais são suas propostas, continue a leitura!
1. A valorização do cliente é prioridade
O cliente é o ponto-chave de todo comércio. Sem cliente não há resultado, não há lucro, nem o varejo existirá. E como o perfil do consumidor atual é exigente, pesquisador e informativo, é importante considerar que não podemos lidar com ele da mesma maneira que lidávamos 15 anos atrás. Sendo assim, conhecer seu cliente é fundamental para saber quais são seus interesses e trabalhar o marketing em cima dessas informações.
Em primeiro lugar, os consumidores atuais não buscam apenas um produto, eles querem experiência, querem aprender, tocar, usufruir, compartilhar, curtir e recomendar. É assim que a tecnologia e a experiência real do freguês criam vínculos e, quando positivas, intensificam a reputação de seu varejo e o faz mais reconhecido.
2. Gera impactos em várias áreas
Para os empreendedores e gestores há diversas demandas diferenciais que causam impacto, pois eles se verão na necessidade de aprender e adaptar-se a conceitos de vendas primordiais na atualidade.
O primeiro impacto acontece no atendimento: o cliente quer receber boas informações, de modo rápido e completo e, nesse caso, por que não tê-las em casa? É nesse contexto que o e-commerce atuará. É muito importante que sua empresa tenha uma representação nas redes:
- otimize seu e-commerce para dispositivos móveis, pois grande parte dos acessos acontece por smartphones;
- selecione um segmento para iniciar sua atuação no e-commerce e, aos poucos, vá ampliando seu público;
- atue nas redes sociais, nos e-mails e fortaleça seu movimento de marketing;
- fique por dentro das tendências tecnológicas e, por mais que não seja viável a adaptação neste momento, informe-se, pesquise e considere.
Outro polo que também será afetado é o de logística e, na verdade, a tecnologia aperfeiçoa e simplifica os processos desse ramo. Isso porque, com um bom software, você terá maior centralização dos dados, suas informações serão mais seguras, confiáveis e diversas operações estarão mais ágeis, o que garantirá uma redução dos custos em longo prazo.
Como adaptar-se a essas tendências?
Existem algumas estratégias muito variadas para conseguir adaptar-se ao varejo 4.0. O Sebrae lista para nós algumas dicas importantes, como:
- oferecer wi-fi de graça e, de maneira transparente, pedir ao cliente um cadastro em troca;
- uso de câmeras e sensores de calor para obter informações sobre as preferências do cliente e, dessa forma, enviar informações baseadas em seus principais interesses;
- aplicativos que enviam para o cliente promoções, notificações e informações sobre produtos e ofertas do dia.
Além disso, é extremamente importante se atualizar no ponto de vista fiscal. A ECF, por exemplo, passou por alterações significativas, como a NFC-e, isto é, a emissão na nota fiscal eletrônica, em que o cliente tem acesso a esse documento no momento em que finaliza a compra. Esse é um processo fica mais seguro, tanto para o estabelecimento quando para o cliente.
Apesar de parecer uma adaptação difícil e longa, não é necessária tanta resistência. Há empresas especializadas as quais podem nos auxiliar, promover treinamentos, estudar as melhores formas de adaptação para o nosso comércio.
O varejo 4.0 veio para facilitar nossas vendas, aumentar nosso público e construir possibilidades. A automação nos dá mais segurança e agilidade. Quando os recursos tecnológicos em seu varejo estiverem funcionando, você perceberá que, após a consolidação de todos os processos, seu negócio adquirirá contornos seguros, produtivos e lucrativos.
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