Validador de NF-e: como funciona?
A emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) se tornou uma obrigação de todas as empresas, e a falta de observância da aplicação das regras tributárias pode provocar prejuízos econômicos e impactar diretamente na saúde financeira do negócio. Por esse motivo, contar com um validador de NF-e pode ser fundamental.
Trata-se de uma ferramenta desenvolvida para avaliar se todas as questões relacionadas aos tributos estão sendo consideradas antes, durante e depois da emissão do documento. Assim, a ferramenta tem o intuito de corrigir erros — como no cadastro de produtos — que podem aumentar a apuração de impostos que serão pagos pelo contribuinte, evitando a autuação fiscal, além de proporcionar economia.
Quer entender quais são os benefícios do validador de NF-e? Então, continue a leitura!
Cadastro correto dos produtos
Essas ferramentas, geralmente, validam os tributos referentes ao ICMS, PIS e Cofins de todos os produtos comercializados pelas companhias. Por intermédio de uma análise com fundamento no código EAN (código de barras), os itens são verificados de forma individual, considerando suas características específicas, como a quantidade, sabor e demais aspectos relevantes para uma classificação adequada e com a devida aplicação da norma para o pagamento dos tributos corretos.
Análise de eventual recuperação ou passivo tributário
Por meio do validador de NF-e, além de ser possível identificar imediatamente se o recolhimento dos tributos está sendo feito de forma adequada, também poderá entender se há a possibilidade de recuperar possível crédito no caso do pagamento a mais ou desnecessário. Ou ainda, é uma maneira de contingenciar eventual passivo nas situações em que o recolhimento foi abaixo do devido.
Auxílio com questões relativas ao CEST
O Código Especificador de Substituição Tributária, conhecido como CEST, tornou-se obrigatório para todas as empresas, devendo constar nos documentos fiscais emitidos. Como qualquer mudança, algumas adequações são necessárias aos empresários, além de diversas dúvidas que podem surgir durante o processo de implementação.
Nesse caso, um sistema de validação de nota fiscal eletrônica que possui todos os produtos classificados com as informações necessárias pode contribuir muito.
Adequação às alterações fiscais
Outro benefício do validador de NF-e é a tranquilidade e segurança de estar adequado e preparado para as mudanças na legislação fiscal que ocorrem com certa frequência, possibilitando a compreensão de seus impactos nos custos, preços dos produtos e lucro da organização.
Integração de software com ferramenta de validação tributária
É muito importante que o mecanismo de validação tributária utilizado se integre com o software de gestão da empresa, tendo em vista que será possível que o cadastro de todos os itens se mantenha sempre atualizado, de maneira automatizada e prática, sem precisar da intervenção humana. Isso economiza tempo, permitindo que os colaboradores possam utilizar o cadastro com outras atividades estratégias do negócio, e reduz o índice de erros, gerando mais segurança.
Pelo fato da fiscalização das notas fiscais ser bastante rígida, qualquer falha é identifica de forma ágil, fazendo com que sejam aplicadas multas pesadas e demais penalidade que podem gerar prejuízos desnecessários para a companhia. Dessa forma, o validador de NF-e pode ser um grande aliado para evitar que isso aconteça.
Quer contar com ferramentas adequadas para garantir a segurança fiscal do seu negócio? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!