6 estratégias de como fazer a precificação de seus produtos e serviços
De quais maneiras você administra o seu negócio? Saber fazer a precificação dos produtos vendidos é fundamental para mantê-lo de acordo com os valores que o mercado exige e também estar ciente das práticas que você como empreendedor precisa possuir, bem como as leis e direitos de seus consumidores.
Essa precificação pode ser feita em qualquer produto, desde um exaustor centrífugo a qualquer outro item anunciado vendido por uma empresa. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre sua importância e quais estratégias devem ser usadas para realizá-la.
Precificação de produtos e serviços: o que é e qual é a sua importância
Precificar um produto ou serviço é fazer a definição dos preços que sua empresa irá praticar no mercado, mantendo assim o capital de giro do seu negócio sempre de forma positiva. Isso também é preciso para custear os preços fixos e variáveis, já que existe uma oscilação neles.
Quando pensamos em precificação de produtos, ela é essencial pois ajuda a manter o seu negócio organizado, fazendo com que a sua empresa possua lucro. Vamos pensar em um negócio que fabrica e vende luva de vaqueta, antes de colocar este item a venda seja na internet ou lojas físicas, é preciso entender o valor que foi gasto para a sua produção e qual é o preço praticado no mercado para venda deste tipo de produto.
O que não pode acontecer também é uma empresa estar praticando valores diferentes e altos, lesando o seu consumidor. Isso é lei e não pode acontecer de vender um item muito acima do preço que ele realmente deve ser vendido. Isso serve para prestação de serviços também.
Entendendo a importância da precificação de um serviço e produto, vamos ajudá-lo a identificar as maneiras corretas de fazer isso é quais são as melhores estratégias a serem colocadas em prática.
Como fazer a precificação de um produto e serviço? Identifique as melhores estratégias.
Agora que falamos um pouco sobre o que é a precificação e entendemos sua importância, vamos ajudá-lo a fazê-la, usando as estratégias abaixo:
– Faça a identificação do impostos que são cobrados em cima dos produtos e serviços prestados e vendidos, afinal, toda empresa precisa fazer a emissão de uma nota fiscal, mas lembre-se que esses impostos variam de acordo com o regime tributário;
– Identifique qual é o valor da obra-prima ou da mercadoria que será revendida por sua empresa;
– Saiba o valor do frete. Por exemplo, se uma empresa vende um item como bomba de vácuo na internet, é preciso calcular o valor de envio para o seu cliente;
– Se sua empresa fornece cupons e descontos, leve isso em conta também no momento de precificar;
– Se for prestação de serviço, qual é o valor que você vai cobrar por hora ou pelo seu dia de trabalho? É preciso estipular isso;
– Saiba quais são os custos que você possui como empreendedor para ter sua empresa, incluindo pagamento de funcionários e todos os itens básicos para confecção do produto vendido e serviço prestado.
A precificação é importante para os negócios, então utilize as estratégias certas para precificar seus produtos e serviços.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.