5 principais áreas do empreendedorismo para investir
O empreendedorismo vem crescendo no Brasil e ajudando diversas pessoas a executar atividades comerciais em diversos segmentos comerciais.
O empreendedorismo pode estar desde uma empresa especializada em soluções industriais, até uma fabricante de brindes corporativas.
Em suma, não existem barreiras para criar, produzir e desenvolver profissionalmente.
O crescimento do empreendedorismo no Brasil
Para termos ideia da relevância do empreendedorismo no Brasil. De acordo com uma matéria divulgada pelo portal do SEBRAE, através de dados levantados pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), sobre a maior pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, aponta que a taxa de empreendedorismo no Brasil teve um crescimento de aproximadamente 75%, passando de 30% (em 2019), para 53% (em 2020).
Sabendo que estamos falando sobre as infinitas possibilidades de empreendedorismo, resolvemos listar as cinco principais áreas de empreendedorismo para se investir no Brasil. Gostou da pauta? Então venha conosco e boa leitura.
5 mais relevantes áreas de empreendedorismo para se investir
1. Indústria de reciclagem: uma das áreas mais influentes para empreendedores é a reciclagem, pois ela está totalmente ligada à sustentabilidade e, dependendo da atividade comercial, é possível conseguir incentivos governamentais.
Reciclar plástico, vidros, caixa de papelão e outras matérias-primas retornáveis, além de gerar capital corporativo e possibilidade de desenvolvimento, fornece um excelente retorno social para o nosso país.
2. Empreendedorismo social: essa modalidade empreendedora conversa bastante com a indústria de reciclagem, mas abrange também outros setores, como por exemplo, saúde, alimentação, lazer e bem-estar.
Em suma, o empreendedorismo social é voltado para atividades que promovam a satisfação dos seres humanos.
Normalmente as empresas conseguem atingir um capital de giro e também costumam receber doações ou incentivos governamentais para execução de atividades sociais.
3. Empreendedorismo digital: nos dias de hoje muitas empresas que lucram de forma considerável abdicando de lojas físicas e focando suas atividades dentro do mercado digital.
Empreendedorismo digital vai desde startups até empresas que vendem produtos e soluções pela internet.
Trata-se de um segmento muito abrangente, com inúmeras possibilidades e que, devido a não necessidade de lojas físicas, acaba diminuindo gastos com impostos, otimizando o custo-benefício para obter maiores lucros.
4. Empreendendo em franquias: várias empresas que estão consagradas no mercado oferecem a oportunidade para empreendedores abrir as franquias para que o empreendedor possa desenvolver sua empresa, utilizando do nome e da propaganda já atribuída.
Mas vale ressaltar que não há necessidade de ser uma empresa já consagrada. Se você é um empreendedor que tem visão de futuro, e viu uma empresa que, por exemplo, vende toldo articulado de ótima qualidade, e quer levar esse material para outra região, fazer uma parceria com essa empresa pode ser o ponto de partida para um desenvolvimento de ambos! Por isso, fique atento às possibilidades ao seu redor.
5. Agências de marketing: um dos segmentos que mais crescem no mercado é o marketing, pois trata-se de uma atividade que é fundamental para alavancar outras empresas mediante estratégias, publicidade e propaganda.
Não existe desenvolvimento corporativo sem marketing e aqui está um excelente ramo para o empreendedor, sobretudo para aqueles que já tem um conhecimento sobre a área.
Esse foi nosso artigo falando sobre as 5 principais áreas de empreendedorismo para investir. Se gostou deste conteúdo, compartilhe e siga para mais dicas de gestão empresarial. Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.