5 dicas de gestão de estoque para pequenas empresas
Um dos fatores básicos dentro de qualquer empresa é que ela possua produtos para serem comercializados, afinal, existe decepção maior para um cliente do que chegar naquela loja para comprar um produto que tanto queria, e acabar se deparando com uma caixa de papelão vazia?
A falta de estoque pode ser um problema enorme, e se engana que só os grandes varejos sofrem com isso. Uma empresa de pequeno porte sem um estoque competente, pode passar por problemas até maiores, colocando o funcionamento e a saúde financeira da sua loja em risco.
Para que isso não aconteça e você consiga gerenciar o estoque de forma efetiva, no texto de hoje separamos 5 dicas de gestão de estoque para pequenas empresas, bora conferir quais são elas? Então vamos lá!
1. Tenha um software de gestão ao seu lado
A tecnologia está cada vez mais integrada dentro do nosso cotidiano, sendo um grande auxiliar em diversas áreas da nossa vida, inclusive no gerenciamento de estoque. Um bom software pode fornecer ferramentas necessárias para otimizar todos os processos e automatizar as operações, garantindo controle, desempenho e produtividade.
Através dele, você consegue ter muito mais controle e saber com uma exatidão muito maior, quais caminhos você deve trilhar, suas preferências, o que você pode ou não fazer, e ter toda a jornada muito mais controlada bem na palma de sua mão, fazendo com que sua pequena empresa tenha um funcionamento muito melhor.
2. Realize o inventário periodicamente
Assim como o descarte de lixo eletrônico deve ser feito com regularidade, o inventário também precisa ser executado de forma periódica, através dele que você consegue identificar falhas e problemas no estoque, já que você consegue visualizar o tipo e a quantidade de produtos estocados.
Com informações sempre atualizadas sobre o que e quanto ele tem disponível para uso, a empresa consegue gerenciar seu negócio de maneira mais efetiva, tomando decisões mais assertivas e fazendo reposições apenas necessárias.
3. Agrupe mercadorias com o método ABC
Quem trabalha com estoque há algum tempo, com certeza ao menos já ouviu falar sobre o método ABC. Ele funciona como um estoque seletivo, agrupando itens de acordo com seu valor econômico e velocidade de vendas.
O grupo A possui itens de venda lenta mas que geralmente tem um alto valor, já o B são itens básicos, com um valor menor porém sempre recorrentes, enquanto o C tem a menor margem de lucro porém são os que mais vendem.
Categorizar os produtos por ABC, auxilia você a entender melhor sobre suas mercadorias e saber os tipos de produtos e como manuseá-los da maneira correta.
4. Análise dados de vendas e saiba quais produtos fazem mais sucesso
Outro fator importante para conhecer melhor sobre os produtos é fazer uma análise de dados relacionados a suas vendas, fazer uma pesquisa e ver o que mais ou menos é vendido dentro da sua empresa.
Se a sua luva de vaqueta estiver tendo bons números e uma alta demanda, invista mais recursos nelas, já se algo está lento para sair, talvez não precise comprar mais dele e seja a hora de fazer uma promoção ou queima de estoque para não acumular poeira e fazer com que você consiga girar seu estoque.
5. Tenha um bom relacionamento com os colaboradores e fornecedores
Uma boa gestão de estoque não depende apenas de uma pessoa, é preciso que todos estejam sintonizados para que ela consiga rodar bem e ser bem administrada, então, invista em um bom relacionamento tanto com seus colaboradores quanto fornecedores.
Garanta que cada funcionário fará sua parte e te ajude na tarefa de gerenciamento, e também feche parcerias com fornecedores sérios, que cumpram prazos. Essa é uma dica simples, mas muito efetiva para que você alcance o sucesso.
O que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.