4 vantagens da automação comercial para o seu negócio
A automação comercial é uma maneira de aumentar a eficiência organizacional, além de aproveitar as tecnologias digitais para a realização de processos com o mínimo de intervenção humana.
Ao transferir certas responsabilidades rotineiras de humanos para máquinas, esse conceito lhe dará mais tempo para focar-se em atividades de valor agregado. Então, saia de sua caixa de papelão e continue com a gente para entender melhor sobre o tema!
Quais processos de posso automatizar?
As máquinas são excelentes em seguir etapas pré-estabelecidas. Portanto, pode automatizar qualquer processo baseado em regras. Alguns exemplos incluem:
- Roteamento de documentos;
- Processamento de faturas;
- Integração de funcionários;
- Entrada de dados;
- Montagem de peças para bomba de vácuo ou outros;
- Exclusão de dados;
- Monitoramento de transações;
- Entre outros.
Quais são os benefícios da automação de processos de negócios?
A automação elimina a perda de tempo e de receita. As melhorias em eficiência e controle se espalham por todas as facetas da organização — desde o aumento da produtividade e conformidade até a melhor experiência e desempenho do cliente.
Sendo assim, se levava uma hora para vender uma certa quantidade de injetora de plástico, agora essa minutagem poderá cair pela metade (ou até mais, dependendo do grau de investimento). Saiba logo abaixo, as vantagens!
1. Economia de tempo
A automação de processos para seus negócios economiza muito tempo de seus funcionários e permite que trabalhem de maneira mais inteligente. Levando, consequentemente, a uma retenção dos talentos.
Além disso, os funcionários podem liberar tempo para se concentrar no trabalho que exige pensamento crítico, criatividade ou toque humano. Verá que, em curto espaço de tempo, ultrapassará a concorrência.
2. Aumento dos lucros
Embora a rotina seja necessária para o funcionamento de todas as empresas, não criam valor para seus clientes. Portanto, a execução manual, geralmente, leva à perda de lucro e a gastos excessivos de tempo.
Quando há automação de processos para seus negócios, elas não só aumentam a lucratividade, ao delegar tarefas às máquinas, como agregam valor a seus clientes, pois estarão junto deles.
3. Maior produtividade
Quem conta com a tecnologia para automatizar processos também vê sua produtividade alcançar o topo. A principal razão é que as máquinas e softwares podem lidar com várias tarefas simultaneamente, acelerando os processos.
Ao contar com tecnologias para auxiliar no dia a dia, os colaboradores também farão mais tarefas no mesmo período de tempo. Note que este é um processo em conjunto e não tem a ver com diminuição de mão de obra, mas com eficácia para todos.
4. Maior eficiência e menos erros
Esses processos ajudam as empresas a realizar tarefas tediosas com recursos mínimos, obtendo resultados mais rápidos e confiáveis com custos mais baixos, além de melhorar a eficiência.
Mesmo os funcionários mais capazes e qualificados cometem erros. Falta de atenção, distração, esquecimento e multitarefa podem prejudicar o desempenho, especialmente ao realizar trabalhos repetitivos.
Ao contrário dos humanos, os computadores não ‘esquecem’, nunca se cansam ou se distraem. Portanto, automatizar processos ajuda as empresas a diminuir drasticamente a porcentagem de erro humano.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais