4 dicas para realizar o controle de perdas em restaurantes

4 dicas para realizar o controle de perdas em restaurantes
3 minutos para ler

Ter um bom controle de perdas é fundamental para os donos ou gerentes de restaurantes e outros estabelecimentos do gênero alimentício. Afinal, quando os alimentos são descartados, ocorre perda de dinheiro, o que pode ser fatal para o negócio em longo prazo.

De tal modo, saber fazer a gestão correta para que as perdas sejam diminuídas deve fazer parte do cotidiano de um restaurante. Pensando nisso, listamos uma série de dicas para que você saiba como fazer o controle de perdas. Não perca esta chance. Boa leitura!

1. Faça o controle de estoque

O desperdício em restaurantes, muitas vezes, ocorre por descuidos no estoque, como no caso de datas de validade de produtos perdidas antes de serem utilizados no preparo dos pratos servidos, por exemplo.

É por isso que o controle de estoque de um restaurante precisa ser uma prática constante e repleta de cuidados. Uma ideia é adotar a metodologia PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), em que os itens são utilizados de acordo com o período que foram adquiridos.

Ter um bom sistema de refrigeração, que siga as exigências dos órgãos reguladores, além de evitar que sejam aplicadas multas, também é uma boa prática em relação ao controle de estoque, para que os produtos não estraguem e não sejam desperdiçados.

Conheça nossos softwares

2. Tenha uma previsão de vendas

É bem provável que o seu restaurante tenha um carro-chefe, aquele prato que é o mais pedido, mais famoso e que mais atrai pessoais até o estabelecimento. Nesse caso, você sabe que esse item do cardápio é mais solicitado do que os outros e tem uma previsão de vendas maior.

Relatório_gerencial_para_varejistas2

Consequentemente, você precisa comprar mais insumos para fazer o seu carro-chefe e menos para aqueles pratos que são menos solicitados. Isso não gera apenas menos desperdício, mas também uma redução de gastos desnecessários para o seu estabelecimento.

3. Melhore o treinamento de funcionários

Os funcionários do seu restaurante, sobretudo os cozinheiros e auxiliares de cozinha, precisam ser orientados para que sejam evitadas as perdas de alimentos utilizados no preparo dos pratos comercializados.

A ideia é que sejam feitas palestras e workshops, além de pequenas reuniões de equipe, com frequência, sempre ressaltando a importância de se evitar os desperdícios para a saúde financeira do negócio.

4. Utilize um software de gestão

Os softwares de gestão representam a melhor maneira de fazer o controle de estoque, de pessoal, agilizar as atividades, entre outras atividades que colaboram para a diminuição das perdas no estabelecimento.

Tratam-se de programas de fácil uso e que possibilitam uma redução de erros, já que evitam falhas humanas e agilizam os processos administrativos e burocráticos do restaurante, de forma automatizada.

Portanto, compreender e adotar estratégias para desenvolver o controle de perdas nos restaurantes é extremamente relevante para o sucesso do negócio. Esperamos que essas dicas sejam úteis para o crescimento da sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Deseja receber mais informações valiosas como essas diretamente do seu e-mail? Faça a assinatura da nossa newsletter e tenha sempre as novidades em primeira mão!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

-