gestão de supermercado

9 motivos para automatizar a gestão do seu supermercado

Os supermercados têm grande capacidade para inovar e conquistar o consumidor. No entanto, mesmo com uma atuação dinâmica na circulação de mercadorias, muitos estabelecimentos ainda atuam com base na calculadora. 

Há casos em que os inventários são feitos manualmente, com resultados inconsistentes e que levam a uma gestão de estoque pouco eficaz. Mas como melhorar a gestão de supermercado?

Por meio da automatização de processos. Apesar de muitos já contarem com leitor de código de barras, pagamento via cartão e câmeras de segurança, ainda há espaço para investir em inovações e melhorar a lucratividade do negócio.

Pensando nisso, confira 9 motivos para automatizar a gestão do seu supermercado! 

1. Produtividade

A automação aumenta a produtividade. Ela é uma maneira de evitar retrabalhos, falhas de comunicação e perda de tempo. Além disso, fornece ferramentas para agilizar o trabalho dos funcionários. 

O pagamento de impostos do estabelecimento, por exemplo, pode ser centralizado em um software, que sinaliza as notas lançadas. Realizar o mesmo processo manualmente poderia levar semanas. 

2. Organização

Organização é uma habilidade essencial para a gestão de um negócio. Fica muito mais fácil ser organizado com métodos e processos definidos. O software de gestão de supermercado reúne em um único sistema informações de compra, venda, estoque, manutenção, entre outras

Isso tornará a organização do negócio muito mais simples e contribuirá para disciplinar a equipe. O processo também facilita a gestão de pessoal, já que cada etapa e sua realização podem ser atribuídas com clareza aos funcionários. 

A organização contribui para melhorar todos os trabalhos executados no supermercado: a compra, a venda, o controle de estoque, a reposição de itens, a análise das marcas mais procuradas pelo consumidor e assim por diante. Muitos desses dados são essenciais para ações de marketing e promoções. 

3. Redução de erros

Errar é humano, todos sabemos disso. Por isso mesmo, a automação é uma forma de reduzir os erros no seu supermercado.

Seja ao evitar operações incorretas ou erros de digitação, um sistema automatizado pode contribuir para diminuir as taxas de erro do negócio. 

O sistema também é útil no escritório para pagar boletos e contas, em geral. Além de evitar erros, o sistema permite identificar facilmente os que forem cometidos, assim como o responsável por eles. 

4. Inibição de fraudes

Um supermercado gerido por meio de um sistema automatizado fica menos suscetível a fraudes. O sistema torna muito mais simples conferir o pedido de compra e acompanhar os pagamentos realizados, por exemplo. 

Além disso, também é possível evitar o desvio de produtos e a fraude de programas de fidelidade por meio da integração do sistema de segurança com o software de gestão de supermercado. 

Já com relação ao consumidor, o software inibe as trocas de etiquetas ou embalagens e a alteração do preço de produtos ou das gôndolas. Isso porque fica fácil conferir se a informação está correta, a qual produto ela se refere e até mesmo quando aquela etiqueta foi emitida. 

5. Controle de estoque

Para padarias, mercearias e supermercados, realizar o controle de estoque manualmente ou por meio de planilhas é uma tarefa praticamente impossível. Por isso, é estratégico contar com a automação comercial nestes setores. 

O processo de check-out torna-se muito mais rápido e, diante de uma gestão afinada do estoque, evita-se o desperdício, a falta de produtos e o vencimento de itens, por exemplo. 

6. Eficiência no atendimento

O objetivo de um supermercado é promover uma experiência de compra agradável a seus clientes: que eles encontrem tudo que procuraram, que os produtos estejam em boas condições, que o atendimento seja rápido e eficiente. Neste ponto, a automação é essencial para o negócio.

O software para gestão de supermercado contribui para evitar a formação de filas e evita até mesmo o atrito com clientes devido a preços incorretos ou estoque esgotado

Além disso, o sistema pode contribuir para um atendimento ainda mais personalizado tanto por meio do cadastro de clientes como pela possibilidade de realizar promoções limitadas, criar linhas de crédito e oferecer descontos. 

7. Controle financeiro

Nenhuma planilha do Excel proporciona o controle financeiro que um bom software de gestão é capaz de fornecer. Muitas vezes, os gestores de um supermercado têm dificuldade de estabelecer:

  • as despesas que mais aumentaram nos últimos meses; 

  • qual o valor investido na renovação do mobiliário nos últimos anos;

  • qual o gasto do supermercado com vigilância; 

  • qual o gasto com limpeza;

  • quais as estruturas que mais necessitam de manutenção;

  • qual a estimativa de investimento para o projeto, e assim por diante. 

 A resposta fica sempre mais simples quando o negócio utiliza um software de gestão. 

8. Segurança fiscal

A legislação brasileira, em geral, é complexa e prolífica. O mesmo se pode dizer da legislação fiscal nacional. Um sistema operacional pode ser de grande ajuda tanto para distinguir quanto para cumprir a legislação fiscal aplicável. 

A legislação já pode vir anexada ao sistema do software, que emite alertas quanto a prazos e obrigações. 

9. Decisões com base em dados 

Um dos pontos mais importantes da utilização de sistemas de gestão de supermercado é a capacidade de tomar decisões com base em dados e estatísticas. 

Muitas vezes, decisões e análises gerenciais relacionadas à previsão de demanda e gestão de estoque, por exemplo, são tomadas com base na percepção dos gestores. O problema é que, devido ao tamanho e complexidade do negócio, a percepção muitas vezes é enganosa. 

Com um software de gestão de supermercado, fica mais muito fácil: 

  • criar estratégias de marketing e promoções com base nas preferências dos clientes; 

  • promover a rotatividade de produtos com validade breve;

  • localizar e eliminar os gargalos operacionais, e assim por diante. 

Ao embasar as decisões em dados, e não em percepções, fica muito mais fácil aumentar a lucratividade do negócio. 

Com um sistema que fornece informações sobre o desempenho e o custo de cada setor do supermercado, a gestão será capaz de otimizar os processos, localizar e combater os problemas.

O software de gestão de supermercado atuará coordenando este processo dinâmico, que mantém em sintonia as diversas áreas do negócio. Interessou-se pelo produto? Então entre em contato conosco

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This