Consultoria de gestão: será que você precisa de uma?

O mercado está cada vez mais competitivo e a única forma de sobreviver a ele é reduzindo os desperdícios de recursos, aumentando a produção com qualidade e mantendo os preços em uma média aceitável. Mas para fazer isso com sucesso uma consultoria de gestão será necessária. Caso contrário, pode fazer diagnósticos equivocados e ter estratégias mal implementadas no negócio.

Então descubra a partir de agora se o seu negócio precisa de uma consultoria de gestão e, principalmente, de tecnologias (hardwares e softwares) para alavancar os resultados. Acompanhe!

Como saber quando a sua empresa precisa de uma consultoria de gestão?

Embora os empresários geralmente tenham uma ampla gama de conhecimentos, habilidades e experiências gerenciais para conduzirem o negócio de forma satisfatória, as mudanças de mercado e no cenário econômico podem provocar circunstâncias imprevistas e criar necessidades que talvez não conseguirão atender sozinhos.

Quando isso ocorre, a empresa precisa de ajuda especializada e uma consultoria de gestão pode ser a melhor solução para enfrentar o momento, já que disponibiliza profissionais altamente qualificados para orientar as melhores formas do negócio lidar com a situação.

Além disso, outros fatores que indicam a necessidade de uma consultoria de gestão são:

  • custos muito elevados devido à falta de planejamento operacional;

  • redução da qualidade dos produtos e serviços;

  • produção com volume abaixo do esperado;

  • excesso de tarefas manuais e repetitivas;

  • altos índices de falhas nos processos.

Como uma consultoria de gestão pode ajudar o seu negócio?

O foco de uma consultoria será em encontrar os problemas (gargalos) que impedem a empresa de crescer de forma sustentável, indicar as soluções (tecnologias e metodologias), auxiliar a empresa na implementação das melhores práticas e monitorar o desempenho após as mudanças. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

Melhora a qualidade dos produtos e serviços

A consultoria de gestão deve atuar diretamente na desconstrução dos processos e reconstrução com novas metodologias e tecnologias, auxiliando a implementação de operações mais enxutas e com foco na qualidade.

Diminui o número de falhas nos processos

Por indicação da consultoria, diversas tarefas podem se tornar automatizadas com a ajuda da tecnologia, reduzindo o índice de falhas humanas nos processos. Além de reduzir o esforço e perda de tempo com retrabalhos, a automação também influencia na melhora da qualidade dos produtos e serviços.

Reduz o tempo de execução das tarefas

Também devido à automação de processos, a consultoria de gestão agrega a possibilidade de a empresa elevar os níveis de produção com um tempo reduzido. Isso sem gastar mais ou comprometer a qualidade dos produtos e serviços no processo.

Proporciona uma gestão por dados

Os relatórios passam a ser gerados automaticamente e com informações precisas, auxiliando os gestores a tomarem decisões mais certeiras e pontuais. Isso acontece com a implementação de um software de gestão específico e adequado às necessidades do negócio.

Ações baseadas em achismo são substituídas por ações baseadas em dados reais, o que reduz as incertezas e potencializa os resultados.

Fornece atualizações tecnológicas

A empresa tem seus processos modernizados graças às novas metodologias e tecnologias incorporadas. Isso melhora a imagem do negócio no mercado e muitos investidores passam a enxergá-la com maior valor, já que se preocupa em investir na evolução. Uma vantagem competitiva forte pode ser desenvolvida aqui.

Elimina o desperdício de recursos

Processos bem alinhados ajudam a empresa a utilizar somente o que precisa, nada a mais, nada a menos. Isso quer dizer que os materiais, energia elétrica, mão de obra qualificada, equipamentos e automóveis passam a ser utilizados na medida exata e de forma mais adequada, reduzindo gastos desnecessários.

Possibilita apoio especializado

Profissionais com alto grau de know-how auxiliam o negócio em áreas que ele tem deficiência operacional e estratégica, oferecendo um ponto de vista diferente daquele que a equipe está acostumada a ter.

O “pensamento fora da caixa” ajudará a empresa a enxergar riscos, ameças e oportunidades que não via antes. Isso deve mover ações de neutralização dos pontos fracos e potencialização dos pontos fortes, aumentando o poder competitivo da empresa em um curto período de tempo.

Como contratar uma boa consultoria de gestão?

Agora que você já sabe identificar quando precisa de uma consultoria de gestão e como isso pode impactar positivamente o negócio, é hora de descobrir como contratá-la da forma correta. Separamos as principais dicas nesse sentido.

Ateste o nível de profissionalismo dos especialistas

Para a empresa sentir a diferença e ter resultados realmente expressivos em períodos curtos precisa contar com profissionais qualificados e alinhados com a estratégia. Para isso, o ideal é saber antes qual é o nível de formação deles, bem como as experiências que têm em projetos anteriores, principalmente os que tenham a ver com o segmento que a sua empresa atua.

Considere os produtos e serviços que entregam

Hoje, uma boa consultoria de gestão não é mais aquela em que o profissional só diz o que precisa mudar e deixa o resto por conta da empresa. Ela precisa participar ativamente da implementação das melhorias e ter em seu portfólio as soluções tecnológicas e metodológicas mais adequadas para auxiliar o seu negócio.

Pergunte sobre as garantias de resultados

A empresa de consultoria de gestão deve entregar uma perspectiva mínima de resultados alcançáveis em um determinado período após as mudanças e implementação das melhorias. É uma garantia para o seu negócio e um parâmetro para basear o monitoramento dos resultados. Se você ainda não tem essa garantia, solicite-a para acompanhar de perto o impacto gerado com a estratégia.

Verifique os casos de sucesso

A experiência em projetos anteriores deve ser questionada junto aos profissionais e a empresa que presta assessoria gerencial. Para isso, solicite alguns exemplos de trabalhos realizados (casos de sucesso) em algumas empresas, bem como os dados, para avaliar o desempenho gerado com as mudanças.

Isso não será uma garantia de que acontecerá com o seu negócio, mas serve como base de comparação para se apoiar no projeto.

A implementação de novas metodologias e tecnologias em forma de softwares (sistemas) e hardwares (equipamentos) está diretamente ligada às ações de melhorias entregues por meio de uma consultoria de gestão. Isso porque a modernização dos processos tende a incorporar as melhores práticas, otimizando as tarefas.

Resumindo, a empresa passa a fazer mais com menos em menos tempo e com melhor qualidade com a ajuda da tecnologia.

Se você gostou das dicas, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba nossas próximas novidades diretamente no seu e-mail!

materiais-gratuitos-gestao-fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This