Cadeia logística integrada: 7 benefícios para sua empresa

Nos últimos anos, ocorreram várias mudanças no tocante às relações existentes entre as empresas e os seus clientes. Tais alterações aumentam a cada dia, principalmente por causa da busca dos consumidores por melhorias na qualidade de preços e por atendimentos diferenciados.

Assim, para atender a essas novas demandas, os empreendimentos precisam reduzir custos, otimizar os seus processos e ter um melhor contato com seu público. Tudo isso faz parte da cadeia logística integrada.

Esse conceito significa uma maior integração de todos os processos que envolvem a logística, desde a origem dos produtos, chegando até o consumidor final. Isso acontece quando uma empresa possui um sistema inteligente organizado, que seja capaz de controlar todo o fluxo logístico e comandar as diversas atividades do negócio.

Dessa forma, preparamos este post para que você conheça 7 benefícios que essa prática proporciona para a sua empresa. Confira agora!

1. Agiliza os processos da cadeia logística integrada

Um sistema de logística que atua de modo integrado em variados setores permite que a empresa tenha agilidade nos diversos processos operacionais. Essa comunicação estratégica facilita todas as etapas e melhora as tomadas de decisão, visto que mais pessoas se envolvem, além de diminuir o tempo ocioso e otimizar a qualidade dos serviços.

Toda essa integração proporciona uma maior previsibilidade das etapas, tornando viável a rápida adaptação das demandas repentinas de trabalho.

Ou seja, todos esses fatores auxiliam para que os processos tenham uma rotina de fluxo contínuo, o que evita interrupções por falta de dados vindos de outras fases ou simplesmente por falta de sincronia na cadeia logística.

2. Aumenta a competitividade

Os negócios que dispõem de uma cadeia logística integrada terão uma grande vantagem em relação à competividade empresarial. Afinal, não é novidade para nenhuma empresa que os processos que envolvem o uso de softwares efetivos, bons transportes, entre outros, acabam saindo na frente, pois são valorizados pelo consumidor final.

Assim, essas práticas, em que a agilidade, a confiabilidade e a eficiência estão presentes, produzem um diferencial competitivo bastante precioso perante aqueles empreendimentos que continuam a atuar com os modelos logísticos tradicionais.

Nos dias de hoje, o cliente preza por demandas de qualidade. Ele quer ter suas mercadorias entregues a tempo, no prazo acordado e, ainda, quer pagar um preço justo. Tudo isso é alcançado por meio de uma logística integrada. Por isso afirmamos que ela é um grande diferencial competitivo.

3. Melhora a performance empresarial

A incorporação de todos os setores da cadeia de processos logísticos faz com que a sua gestão fique bem menos complexa. O gestor acaba tendo um controle maior sobre os dados e, de modo geral, sobre tudo aquilo que é fundamental para o seu trabalho. Isso auxilia nas tomadas de decisão e na identificação da precisão de alguma intervenção.

Além do mais, a otimização na comunicação entre os envolvidos propicia a dinâmica das atividades, uma vez que permite que o administrador saiba exatamente onde deve intervir, caso algum problema seja constatado.

4. Otimiza os centros de distribuição

Essa categoria, além da melhor performance dos centros de distribuição, envolve também a finalização de todo o processo para envio dos produtos. Aqui, a mercadoria chega ao destino, tanto nos pontos de distribuição como nos pontos de vendas ao cliente. Destaca-se que tudo precisa estar conforme os moldes exigidos, com qualidade e valores competitivos.

Em síntese, a cadeia logística integrada vem sendo muito utilizada na ocasião em que os empreendimentos precisam melhorar a agilidade dos processos que envolvem distribuição e grandes deslocamentos.

Além disso, esse mecanismo pode ser detalhado de forma bem simples: listando todas as fases da logística dentro da empresa, desde o início da produção, passando pelas vendas, e finalizando no consumidor.

5. Amplifica o fluxo de materiais

Esse é o setor que lidará com a entrada e a saída de matérias-primas e com sua gestão, para que possíveis desperdícios sejam evitados, além de diminuir o máximo de perdas.

Outra missão que pertence a quem for atuar nessa área da logística integrada é ter capacidade e a técnica necessárias para saber negociar a melhor forma de promover as demandas da empresa de acordo com sua respectiva necessidade.

Além do mais, é necessário garantir a qualidade em todo o processo como, por exemplo, na entrada e na saída de produtos nos setores de armazenagem e na chegada deles ao consumidor final.

Outra questão bastante importante para quem atua na área logística diz respeito à boa parceria com os fornecedores: como saber agilizar todo o processo produtivo.

Feita conforme o esperado e com eficácia nas empresas, essa função proporciona o controle da quantidade de mercadorias que precisam ser mantidas nos centros de distribuição. Quem for o responsável por essa área deve fazer o controle do tempo de chegada dos itens para que não tenha algum atraso.

6. Reduz os custos operacionais

A perspectiva que o gestor tem de gerir toda a cadeia logística integrada viabiliza uma sustentação mais eficiente dos processos operacionais, como a distribuição e a circulação de produtos, evitando que algum deles passe por falhas.

Essa visão tática, de forma direta, permite um planejamento coerente e reduz custos, já que um ambiente mais produtivo e eficiente é criado, no qual erros e inconsistências são amenizados — o que influencia positivamente o nível de satisfação do consumidor.

Além disso, a melhora ocorrida diminui os custos com desperdício de tempo, materiais e retrabalho dos funcionários.

7. Aumenta a lucratividade

Ao apostar nas melhores práticas logísticas e diminuir os custos, principalmente os operacionais, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio. Com o auxílio dos meios tecnológicos e a ajuda de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas envolvidas com a logística é otimizado, e cada uma das funções é realizada de modo planejado e articulado para proporcionar as melhores condições para o caixa da sua empresa.

Os meios de produção — desde a fabricação até a entrega na casa do cliente —, seguidos de perto pelo gestor, permitem a melhora no serviço oferecido. Dessa forma, as buscas pelos itens de sua marca, assim como as taxas de conversão, ampliam. Logo, as perdas de mercadorias que retornavam caem, e os lucros aumentam.

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