Cadeia logística integrada: 7 benefícios para sua empresa

CADEIA LOGÍSTICA INTEGRADA: 7 BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
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Nos últimos anos, ocorreram várias mudanças nas relações existentes entre as empresas e os seus clientes. Tais alterações aumentam a cada dia, principalmente devido à busca dos consumidores por melhorias na qualidade do serviço e atendimentos diferenciados. Assim, os empreendimentos precisam reduzir custos, otimizar os seus processos e ter um melhor contato com seu público. Tudo isso faz parte da cadeia logística integrada e pode ser conseguido com um software de automação comercial.

Esse conceito significa uma maior integração de todos os processos que envolvem a logística, desde a origem dos produtos até a chegada dos itens ao consumidor final. Isso acontece quando uma empresa conta com um sistema inteligente organizado, capaz de controlar todo o fluxo logístico e de comandar as diversas atividades do negócio.

Dessa forma, preparamos este post para que você conheça 7 benefícios que essa prática proporciona para a sua empresa. Continue a leitura para saber como incorporá-la em sua administração!

Quais os benefícios da cadeia logística integrada?

Abaixo, confira em detalhes os principais benefícios de adotar essa estratégia em seu negócio.

1. Agilização dos processos

Um sistema de logística que atua de modo integrado em vários setores permite que a empresa tenha agilidade nos diversos processos operacionais. Essa comunicação estratégica facilita todas as etapas e melhora as tomadas de decisão, visto que mais pessoas se envolvem, além de diminuir o tempo ocioso e otimizar a qualidade dos serviços.

Toda essa integração proporciona uma maior previsibilidade das etapas, tornando viável a rápida adaptação das demandas repentinas de trabalho. Ou seja, com dados e informações prévias, o gestor antecipa situações. Simultaneamente, é possível observar os processos, evitando divergência de dados ou erros de comunicação.

Todos esses fatores auxiliam para que os processos tenham uma rotina de fluxo contínua, o que evita interrupções por falta de dados vindos de outras fases ou simplesmente por ausência de sincronia na cadeia logística.

2. Aumento da competitividade

Os negócios que dispõem de uma cadeia logística integrada terão uma grande vantagem em relação à competitividade empresarial. Afinal, não é novidade para nenhuma empresa que os processos que envolvem o uso de softwares efetivos, bons transportes e outros fatores benéficos acabam saindo na frente, pois esses pontos são valorizados pelo consumidor final.

Assim, essas práticas, em que a agilidade, a confiabilidade e a eficiência estão presentes, produzem um diferencial competitivo bastante precioso, diferentemente dos empreendimentos que continuam a atuar com os modelos logísticos tradicionais.

Nos dias de hoje, o cliente preza por demandas de qualidade. Ele quer ter suas mercadorias entregues a tempo, no prazo acordado e, ainda, busca pagar um preço justo. Tudo isso é alcançado por meio de uma logística integrada. Por isso afirmamos que ela é um grande diferencial competitivo.

3. Melhora da performance empresarial

A incorporação de todos os setores da cadeia de processos logísticos faz com que a sua gestão fique bem menos complexa. O gestor acaba tendo um controle maior sobre os dados e, de modo geral, sobre tudo aquilo que é fundamental para o seu trabalho. Isso, inclusive, auxilia muito nas tomadas de decisão

Além do mais, a otimização na comunicação entre os envolvidos propicia a dinâmica das atividades, uma vez que permite que o administrador saiba exatamente onde deve intervir caso algum problema seja constatado.

4. Otimização dos centros de distribuição

A cadeia logística, além de melhorar a performance dos centros de distribuição, envolve também a finalização de todo o processo para envio dos produtos. Aqui, a mercadoria chega ao destino, tanto nos pontos de distribuição como nos pontos de vendas ao cliente. Destaca-se que tudo precisa estar em conformidade com os moldes exigidos. Além disso, é preciso prezar pela qualidade e pelos valores competitivos.

Em síntese, a cadeia logística integrada vem sendo muito utilizada quando os empreendimentos precisam melhorar a agilidade dos processos que envolvem distribuição e grandes deslocamentos.

Ademais, esse mecanismo pode ser detalhado de forma bem simples: todas as fases da logística dentro da empresa são listadas, começando no início da produção, passando pelas vendas e finalizando no consumidor.

5. Amplificação do fluxo de materiais

Esse é o setor que lidará com a entrada e a saída de matérias-primas e com sua gestão, para que possíveis desperdícios sejam evitados e perdas sejam diminuídas. Outra missão que pertence a quem for atuar na área da logística integrada é ter capacidade e técnica para saber negociar a melhor forma de promover as demandas da empresa de acordo com sua respectiva necessidade.

Além do mais, é necessário garantir a qualidade em todo o processo, por exemplo, na entrada e na saída de produtos nos setores de armazenagem e na chegada deles ao consumidor final.

Outra questão bastante importante para quem atua na área logística diz respeito à boa parceria com os fornecedores, a fim de agilizar todo o processo produtivo. Feita conforme o esperado e com eficácia nas empresas, essa função proporciona o controle da quantidade de mercadorias que precisam ser mantidas nos centros de distribuição. Quem for o responsável por essa área deve fazer a verificação do tempo de chegada dos itens para que não ocorra algum atraso.

6. Redução dos custos operacionais

A perspectiva que o gestor tem de gerir toda a cadeia logística integrada viabiliza uma sustentação mais eficiente dos processos operacionais, como a distribuição e a circulação de produtos, evitando que alguma das etapas passe por falhas.

Essa visão tática, de forma direta, permite um planejamento coerente e reduz custos, já que um ambiente mais produtivo e eficiente é criado, no qual erros e inconsistências são amenizados. Isso influencia positivamente o nível de satisfação do consumidor. Além disso, a melhoria diminui os custos com desperdício de tempo e de materiais, bem como evita o retrabalho dos funcionários.

7. Aumento da lucratividade

Ao apostar nas melhores práticas logísticas e diminuir os custos, principalmente os operacionais, é possível aumentar a lucratividade do seu negócio. Com o auxílio dos meios tecnológicos e a ajuda de um software de gestão, o trabalho das diversas áreas envolvidas com a logística é otimizado, e cada uma das funções é realizada de modo planejado e articulado para proporcionar as melhores condições para o caixa da sua empresa.

Os meios de produção, quando seguidos de perto pelo gestor, permitem a melhoria no serviço oferecido. Dessa forma, as buscas pelos itens de sua marca, assim como as taxas de conversão, ampliam. Logo, as perdas de mercadorias que retornavam caem e os lucros aumentam.

Como um software de automação comercial pode melhorar a logística da sua empresa?

A cadeia logística integrada busca alinhar setores para administrar toda a produção. Processos bem monitorados e sincronizados são a chave para o sucesso nessa tarefa. Aqui, um software de automação comercial pode ser a ajuda certa, pois a ferramenta traz segurança e embasamento ao administrador durante o gerenciamento. Confira, a seguir, quais vantagens um sistema como esse pode trazer para a sua empresa.

Aprimoramento do controle sobre os processos

A logística integrada depende do domínio do empresário sobre seus processos. Quando todos os setores são observados em tempo real, com informações sincronizadas, o gestor controla o seu produto ao longo de toda a cadeia.

Um software de automação comercial agrupa informações preciosas sobre os acontecimentos de cada processo em tempo real. Assim, cada ação é monitorada e modificada com rapidez.

Otimização da qualidade do serviço

Clientes satisfeitos e fidelizados dependem de produtos de qualidade. Bons itens são frutos de melhorias contínuas, que aprimoram constantemente o que ainda deixa a desejar no produto ou no serviço.

Com os relatórios fornecidos pelo software de automação comercial, o gestor realiza aperfeiçoamentos dos processos, que repercutem no resultado final. Então, o cliente recebe itens cada vez melhores.

Centralização das informações

Estamos vivendo a era da informação. Ela é uma fonte preciosa para orientar boas decisões. Para a logística, os dados orientam ações planejadas, mais rápidas, eficientes e otimizadas. No entanto, divergências podem atrapalhar todo o processo da empresa.

No entanto, o software de automação comercial sincroniza o que ocorre em todos os departamentos. Com ele, as informações obtidas são as mais atualizadas e em compatibilidade com toda a cadeia. Além disso, dados divergentes repetidos são eliminados.

Gerenciamento do estoque

Grandes empresários sabem a importância de realizar uma gestão de estoque com qualidade. Afinal, ela interliga diversos setores e afeta diretamente a cadeia de produção. As vendas requerem quantidades adequadas para serem feitas. No entanto, o excesso de produtos mantém o fluxo de caixa paralisado e prejudica o financeiro.

Dessa forma, ao contar com um software que conduza essa etapa, a logística integrada é amplamente otimizada. Com a ferramenta, as compras são feitas com embasamento e o departamento comercial recebe dados pertinentes para realizar as vendas. Assim, o financeiro permanece equilibrado, melhorando todos os processos do negócio.

Diminuição dos custos

Os custos de produção vão se somando aos gastos totais ao longo de toda a operação. Portanto, para diminuir esse valor, a eficiência é primordial. Isso porque desperdícios e erros também engordam as despesas.

Gerenciar todas as etapas é um passo para minimizar o valor despendido. O software de automação comercial ajuda em muitos dos aspectos citados. Ele elimina tarefas manuais, liberando a equipe. Também traz dados para investimentos acertados. Além disso, falhas são percebidas e corrigidas com velocidade. Consequentemente, o preço final da produção é diminuído.

A logística integrada é o caminho para empresas que desejam melhorar seu funcionamento, atingindo um resultado final melhor. Escolher corretamente um software de automação comercial impulsiona esse processo. O sistema funciona como uma ferramenta necessária para o monitoramento adequado da cadeia e deve ser pesquisado com cautela para atender às necessidades do seu negócio.

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